Time on Frog Island – Chill Review

Share

Acordas numa ilha, desamparado e com o teu barco completamente destruído, olhas à tua volta e reparas que os habitantes da ilha estão prontos para te ajudar, mas não são uns habitantes quaisquer e sim, sapos?

Time on Frog Island é um jogo de exploração onde vais poder desvendar esta ilha magnifica ao teu próprio ritmo! Explora, troca e conversa com os nativos da ilha para aos poucos ires descobrindo mais da sua história e quem sabe voltar à viagem inicial antes de teres o teu barco destruído, isto é se no final não ficares completamente encantado com o charme destes sapinhos.

Primeiro troféu do jogo – Shipwrecked

Um náufrago numa ilha repleta de sapos!

Time on Frog Island começa com o nosso náufrago a acordar numa ilha que aparentemente está completamente populada por nada mais nada menos do que sapos! E eles são a nossa única esperança para reparar o barco e seguir viagem.

É aqui que percebes que a mecânica mais importante do jogo todo é a troca entre ti e os amigos sapudos, pois logo inicialmente tens que fazer uma troca com um sapo pintor para obter uma das partes necessárias para pôr o barco operacional novamente.

Outra mecânica que é mostrada logo de imediato é a dos acampamentos, algo que precisas de fazer durante a noite se queres o nosso marinheiro completamente funcional para seguir com a exploração desta enorme ilha, e também uma parte essencial para ires percebendo a história do jogo através de imagens que vão aparecendo enquanto dormes, revelando assim a razão pela qual estás encalhado nesta ilha.

O jogo em si roda bastante em torno do que foi falado anteriormente! Completar trocas de modo a obter os diferentes recursos para completar os pedidos e acampar nos diversos locais designados pela ilha a fora, muitas vezes é algo que tens que fazer para completar algumas das coisas como por exemplo as bebidas, que podes fazer na taberna da cidade.

Claro que isto é dito de forma muito simplificada, pois estas mecânicas em conjunto com a exploração da ilha dá muito que fazer! Quase todos os objetos que consegues apanhar têm um propósito e utilidade para ti, como por exemplo umas enormes folhas que podes usar para planar ou as “flores hélices” que podes usar para correr extremamente rápido.

As folhas que podes usar para planar!

A cidade dos sapos!

Praticamente no inicio da tua exploração vais-te deparar com a cidade dos sapos! Um sitio onde vão acontecer muitas das tuas trocas e onde vais arranjar a maior parte dos items que precisas para completar a tua jornada.

É aqui que vais encontrar sítios como a taberna, onde irás criar algumas bebidas ( se é que se pode chamar bebidas às misturebas que vais fazer), a igreja, o ferreiro e muito mais!

À medida que exploras as diferentes possibilidades, é possível reparar também que consoante as ações do nosso náufrago, certos padrões e comportamentos dos sapos mudam, o que te vai possibilitar novas interações e em troca novas “missões”.

O comerciante com alguns dos items que vais precisar.

Exploração e a história da ilha.

A jornada da reparação do barco por si só é de pouca dura, mas é na exploração que é possível encontrar mais horas de jogo e mais coisas interessantes para fazer que vão agregar bastante à história e ao próprio personagem.

Enquanto reparas o barco aparece por cima do mesmo uma lista de coisas que podes fazer ao longo do jogo, sendo uma delas claro o fim do jogo, que se dá assim que acabas a reparação e segues viagem.

Por isso é bastante importante para perceber mais desta ilha, explorar ao máximo e tentar completar tudo o que o jogo tem para oferecer, como adquirir uma casa e até tornares-te um só com os teus amigos sapudos.

Uma dica é experimentares bastante as misturas que podes fazer na taberna, para veres as diferentes “bebidas” que podes criar!

A taberna e o caldeirão onde se podem misturar as diferentes bebidas.

Conclusão.

Time on Frog Island é um jogo bastente calmo e “chill”, algo perfeito para relaxar e simplesmente desfrutar durante umas horinhas.

Se procuras um jogo sandbox como o Animal Crossing, em que podes colocar horas e horas a fio para construíres a ilha à tua maneira, este jogo pode não ser o mais indicado para ti, visto que para completares a história em si necessitas apenas de mais ou menos 1 hora e 30 minutos, algo que se prolonga para as 4 horas no máximo se procuras terminar tudo e completar as conquistas.

Dito isto, consoante a forma como encaras o Time on Frog Island, poderá vir a durar mais do que o tempo mencionado anteriormente, pois todo o percurso na ilha depende mesmo do próprio jogador, não existindo nenhuma maneira especifica de jogar ou de completar o jogo, à excepção de alguns items que dependem uns dos outros para avançar.

Mais uma vez, na minha opinião, o ideal mesmo é explorar a ilha ao máximo pois todos os cantinhos têm algo novo, com um bocadinho de história por contar e até alguns mistérios em relação à própria origem da ilha, algo que nem eu ainda consegui descobrir ao certo.

É um jogo bastante engraçado, tem uns visuais muito coloridos e vividos, com alguns “easter eggs” à mistura, no geral a jogabilidade é muito intuitiva e tudo parece vivo nesta ilha dos sapudos!

Algumas criticas construtivas que eu tenho em relação ao jogo tem a ver mais com as “missões” e a maneira de as fazer, visto que não temos nenhuma orientação ou algo que nos lembre dos items que temos que apanhar para um determinado sapo.

Isto por vezes tornava-se um pouco cansativo, tanto pelo facto de perder o item e não o encontrar, ou andar à procura do sapo o dia todo e acabar por anoitecer e perder a oportunidade de lhe entregar o item, tendo que voltar ao acampamento para dormir e recomeçar noutro dia.

Da próxima vez quem sabe adicionar algo que nos ajude mais com a orientação / progressão dos pedidos, em conjunto com uma variedade maior de missões / pedidos, para não ser apenas missões de recolher e entregar objetos, de modo até a ajudar com a exploração do mapa em si.

Para terminar, o Time on Frog Island é definitivamente um jogo que vale a pena comprar desde que a sua duração não seja um impedimento, e claro se entrarem com uma mente aberta e explorar por completo tudo o que esta ilha tem para vos oferecer!

Time on Frog Island
Time on Frog Island – Merge Games e Half Past Yellow

Classificação final do Time on Frog Island!

Pontos Positivos

Pontos Negativos

Um agradecimento especial para as empresas Merge Games e Half Past Yellow por terem disponibilizado uma chave para esta review!